29 de setembro de 2009 • 09h19
O Enem vem aí e pra estar preparado, não basta estudar, mas também estar tranquilo e atento às mudanças das provas deste ano. As provas, que acontecem no próximo fim de semana, terão de 25% a 33% de questões difíceis e vão exigir maior capacidade de reflexão, apresentando enunciados a partir dos quais os estudantes vão ter que trabalhar, exercitando sua capacidade de percepção e solução de problemas.
Segundo o professor Tadeu Terra, do curso COC, os alunos podem esperar maior índice de discriminação, separando os estudantes de melhor desempenho dos de mais fracos. E isso começa pelo número de questões - que este ano é de 180 - que permite uma prova mais abrangente e com um perfil mais próximo dos processos seletivos tradicionais quanto ao objetivo de selecionar os mais aptos para o curso universitário.
Confira dicas importantes do professor Terra.
- O tempo será, sem dúvida nenhuma, um dos maiores complicadores, pois são apenas três minutos por questão, e as mesmas são formuladas com textos mais longos e contextualizados, assim é bom manter uma média de 10 a cada 30min. A redação também foge ao padrão, pois o aluno só terá 1h para fazer
- A prova é uma prova cidadã, assim as soluções propostas são sempre politicamente corretas (inclusive na redação).
- Leia a prova como se estivesse lendo um jornal ou revista, e aplique seu conhecimento para entender e se posicionar a respeito do assunto.
- Não fique preocupado em identificar a que disciplina a questão está associada.
- Preste atenção às informações paralelas, pois muitas vezes são essenciais para a solução do problema (datas em charges, mapas e gráficos que podem dar o contexto histórico, imagens etc.).
- Lembre que a competência leitora é fundamental na avaliação, assim leia e interprete com muita atenção, observe que geralmente textos longos praticamente fornecem a resposta.
Fonte: http//noticias.terra.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário