quinta-feira, setembro 24, 2009

Questões dos Processos Seletivos Seriados da UFPA

SOCIOLOGIA / 2008:

46. Os chamados “novos movimentos sociais” se diferenciam daqueles denominados como “tradicionais ou clássicos”. Sobre esses movimentos, é correto afirmar:
(A) Os novos movimentos sociais surgiram no contexto europeu do período pós-guerra e se expandiram nas lutas operárias do capitalismo comercial norte-americano.
(B) Entre os movimentos sociais clássicos identifica-se o movimento feminista, que surgiu no início do século XIX, a partir da luta das mulheres pelo direito ao voto e à participação política parlamentar.
(C) Uma das características dos novos movimentos sociais é o fato de estes serem causados pelos paradoxos e contradições existentes no capitalismo comercial e industrial.
(D) Os novos movimentos sociais tornaram-se espaço de manifestação e reivindicação de vários segmentos e classes sociais, desde a segunda metade do século XX.
(E) Os participantes dos movimentos sociais tradicionais objetivavam a conquista do poder político por meio da luta armada, enquanto os novos movimentos sociais utilizam a paz arma.

47. As condições de trabalho no sistema capitalista variam ao longo de sua expansão e consolidação; mas há recorrências nas relações sociais próprias desse modo de produção. A esse respeito, é correto afirmar:
(A) O trabalho escravo que hoje existe no sul do estado do Pará é uma prática que surgiu no período da colonização da Amazônia, quando africanos foram trazidos para essa região, desde o início do século XVII.
(B) O tráfico de pessoas tem gerado debates no meio acadêmico, nos vários níveis de governo e em diversas Organizações Não-Governamentais. Esse modo de aliciamento de pessoas é explicado, entre outras razões, pela escassez de mão-de-obra qualificada para trabalhar nas áreas fronteiriças do Norte do Brasil.
(C) Apesar dos avanços tecnológicos de setores como os de informação e saúde, nota-se que há distribuição desigual do que é produzido no capitalismo, e isso fortalece a expansão de valores da ideologia burguesa.
(D) Mesmo com o combate nos meios de comunicação e com o que determina a legislação específica, o trabalho infantil é utilizado pelo terceiro setor na oferta de serviços, como o turismo e o agronegócio.
(E) As mudanças ocorridas ao longo da expansão do capitalismo não eliminaram as diferenças entre as classes sociais, e o destino daquilo que é produzido pelo trabalhador continua a ser controlado pelo proprietário dos meios de produção.

48. Pode-se dizer que as diferenças culturais existentes na humanidade são explicadas e compreendidas, entre outros fatores, por meio de seus processos de socialização. A escola é um importante espaço desse processo porque:
(A) Proporciona a educação formal, que é um instrumental relevante na manutenção das realidades socioculturais, uma vez que apenas os membros mais velhos de uma dada sociedade determinam o modo se ser, agir e pensar das novas gerações.
(B) É possível perceber, no universo da sala de aula, o caráter formal e informal da educação, pois alunos e professores trazem consigo uma bagagem cultural que se manifesta espontaneamente e em situações diversas.
(C) Transmite modelos sociais de comportamento homogêneo, uma vez que as diferenças sociais e culturais entre as pessoas garantem o dinamismo neste processo educativo.
(D) Busca ampliar ações afirmativas por meio do diálogo com outras identidades, ou seja, o interculturalismo, baseando-se na eliminação das diferenças socioculturais e reforçando conflitos e disputas pela manutenção ou ampliação de poder.
(E) Aprender e ensinar aspectos culturais são processos que se manifestam em momentos e lugares específicos da educação formal, como é o caso do que se processa nas escolas e universidades.

49.
Qual corrente da teoria política atribui ao Estado a função e o papel de aparelho ideológico e repressivo a serviço das classes econômicas dominantes?
(A) Idealista.
(B) Liberal.
(C) Comunitarista.
(D) Positivista.
(E) Marxista.

50. A análise sociológica que explica as desigualdades sociais, em termos de diferenças de escalas de renda e de prestígio entre os indivíduos, inscreve-se no campo de estudo do/da(s):
(A) Estratificação Social.
(B) Mobilidade Social.
(C) Grupo Social.
(D) Organização Social.
(E) Normas e valores.

Fonte: http://www.ceps.ufpa.br/daves/pss2008

5 comentários:

  1. Hemerson lima turma 202: o esteriótipo vai continuar por questoês simples os homens sempre vão ser machistas, sempre vão impor sua decissões querendo a mulher ou não.
    um ditado popular: o hemem é o esteio do meio da casa.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Poline:

    Há gabarito. Postagem no dia 27 de setembro/2009.

    Obrigada pela visita!

    ResponderExcluir
  3. SOCIOLOGIA:

    46 - D
    47 - E
    48 - B
    49 - E
    50 - A

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabarito correto. Obrigada por responder.

      Em 27/09/2009 fiz a postagem:

      http://lemaposerra.blogspot.com.br/2009/09/gabarito-pss-ufpa-2008.html

      Volte sempre.

      Excluir