terça-feira, outubro 20, 2009

Turmas de 2º ano - C e D - Escola Dr. Freitas

1ª Tarefa para a 3ª avaliação (2,0 pontos):

Com base nos seus conhecimentos sobre Multiculturalismo, especificamente o crítico, comente sobre alternativas possíveis para tornar o ambiente escolar como um meio de combate à discriminação.

20 comentários:

  1. Torna - se necessário e fundamental que exista o debate sobre as diferenças dentro do ambiente escolar , pois deve ser esclarecido que em um ambiente é natural o fato de se encontrar pessoas diferentes , o que precisamos é respeitar a individualidade de cada um .Conhecer outros ambientes culturais nos faz perceber que não somos únicos e nem mais importantes que qualquer outro indivíduo .

    GIAN MOURA MENDES 2C

    ResponderExcluir
  2. as pessoas deveriam aprender a conviver com suas diferenças e ter respeito pelas mesmas. E todo o respeito tem que vir de casa e continuar na escola convivendo com as diferenças de todos sem discriminação de cor, raça e orientação sexual!

    ResponderExcluir
  3. R= O Ambiente escolar pode sim ser um ambiente de combate a discriminação, de vários modos, como: a física de meninos e meninas pode ser feita junto e não separadamente como é feito em algumas escolas, a fila na hora do intervalo pode ser junto menino com menina e não separado entre outras formas de se combater a exclusão social está a questão de existir escola só para meninas e escola só para meninos e também a questão de existir escola para pessoas especiais, isso não deveria existir porque todos somos seres humanos e devemos ter os mesmos direitos e privilégios ,mas também não é porque uma pessoa é especial que ela vai ter “regalias” ,ou seja, privilégios, como: fazer a prova em casa... Tem que ser todos com direitos iguais.

    ResponderExcluir
  4. A escola deveria ministrar paletras educativas contra discrimação para alunos e famílias de alunos, pois muitas vezes crianças e adolescentes são ensinados a discrimanar pessoas 'diferentes', não respeitando assim a cultura, deficência física, opção sexual e etc.
    O diálogo entre família, escola e aluno seria um importante passo para que fosse banida a disminação no ambiente escolar.

    Aluna: Amanda
    Turma:2° D

    ResponderExcluir
  5. Para tornar o ambiente escolar um meio de combate a discriminação precisamos ter consciência de que somos seres racionais e isso faz diferença em nossa sociedade não temos que viver em uma comunidade e ter os mesmos pensamentos, procedimentos, religião, torcer para o mesmo time, fazer parte do mesmo partido político e etc. E a escola precisa engajar-se nessa luta através dos professores. O professor tem que repassar para o aluno, que cada pessoa tem sua forma de pensar, agir e se relacionar temos que aprender a respeitar as pessoas do jeito que elas são. Certa vez ouvi alguém dizer : "vamos nos amar nas semelhanças, e nos respeitar nas diferenças." Não importa a religião do meu amigo,o que importa é que eu gosto dele mesmo assim, e dessa maneira vou respeitá-lo, independente de sua religião, raça, cor e etc. É assim que tem que ser. Para que possamos viver em harmonia, o respeito tem que ser mútuo, eu não preciso concordar com o que você pensa, porém respeito. O que falta na escola é conscientização por parte dos professores e alunos.

    ResponderExcluir
  6. primeiro tem que haver um dialogo critico sobre a exclusao social,politica,sexual etc..
    para que isso ocorra os professores em geral devem conduzir os alunos a ser tornarem pessoas dignas e honestas e que saibam dialogar a qualquer respei...
    aluno:edson vinícius reis parente N:10 turma:2c

    ResponderExcluir
  7. R= O Ambiente escolar pode sim ser um ambiente de combate a discriminação, de vários modos, como: a física de meninos e meninas pode ser feita junto e não separadamente como é feito em algumas escolas, a fila na hora do intervalo pode ser junto menino com menina e não separado entre outras formas de se combater a exclusão social está a questão de existir escola só para meninas e escola só para meninos e também a questão de existir escola para pessoas especiais, isso não deveria existir porque todos somos seres humanos e devemos ter os mesmos direitos e privilégios ,mas também não é porque uma pessoa é especial que ela vai ter “regalias” ,ou seja, privilégios, como: fazer a prova em casa... Tem que ser todos com direitos iguais.

    ResponderExcluir
  8. O Escola pode ser um ambiente de combate a discriminação de várias formas como: pessoas com algum tipo de deficiência devem sim ter direitos como todas as outras,e o espaço escolar tem a obrigação de estar apropriado para receber essas pessoas, como, ter cursos de instruções para os professores de técnicas para dar um ensino de qualidade para elas etc.

    ResponderExcluir
  9. bem o multiculturalismo nos ensina que reconhecer a diferença é reconhecer que existem indivíduos e grupos que são diferentes entre si,mas que possuem os mesmos direitos, e em relação ao ambiente escolar para que seja um meio de combate á discriminação é necessário que cada um entenda que todos somos diferentes,ou seja é necessário que seja admitida a diferença na relação com o outro isto que dizer que tolerar e conviver com aquele que não é como eu fisícamente ou socialmente ou seja conviver como aquele que não vive como eu vivo, e o meu modo de ser não pode significar que o outro deva ter menos oportunidades,menos atenção e recusos.A escola como esfera pública democrática pode possibilitar a capacitação de pais, alunos e educadores para a participação na busca de soluções para os problemas da escola. democracia é um processo de negociação permanente dos conflitos de interesses e idéias. Para haver essa negociação permanente é preciso o respeito à diferença. Uma escola que respeita a diferença é uma escola pluralista que ensina a viver em uma sociedade que também é heterogênea.Um ponto de partida para que exista o respeito à diversidade na escola é aceitarmos que os agentes que interagem na escola têm interesses, visões de mundo e culturas diferentes e nenhum de nós tem o monopólio da verdade, da inteligência e da beleza.

    ResponderExcluir
  10. eu acho muito bom a escolar ser um instrumento contra a descriminação porque ela pode atingir adolecentes de varias classes tanto rica quanto a pobre as pessoas negras e brancas com isso ela consegue concientiza as pessoa que todo mundo e igual e isso ajuda muito.

    ResponderExcluir
  11. Aluno:Eliwelton Dos Santos Nascimento turma:2ºD Nº10
    Com o meu conhecimento de multiculralismo:posso dizer que tem varios meios para o ambiente escolar combater a discriminação.Por exemplo primeiramente precisamos conhecer as caracteristicas das pessoas e depois interpretalas quem somos como coletividade, eu acho que sem conhecimento das pessoas não podemos julgalas.
    Temos que aprender a viver entre outros grupos de pessoas por que existem individos e grupos q são diferente entre si e isso tudo depende de uma convivencia na sociedade em q a diferensa deverá ser aceitada.

    ResponderExcluir
  12. para acabar com esse fato apessoa que tem discriminação ea pessoa que sofre com a discriminação da raça, ou opiçao sexual, deveriam manter um diálogo limpo.com a intenção de entender que todos somos iguais so que cada um tem o jeito de pensar,de agir,e de escolher a opição sexual.tatiane de nazare souza 2d tarde.

    ResponderExcluir
  13. O Brasil é um país que contém várias culturas que deveriam ser respeitadas. Há um grande problema em relação as pessoas que são consideradas "diferentes" das outras, como negros, homosexuais, ect, são os mais conhecidos mas existem muitos outros tipos de discriminação, no Brasil há uma grande mistura de etnias, raças, religiões, sexualidades, que vem decorrendo há anos. A educação desde a infância e também na escola erradicaria as discriminações, pois só pessoas com "mentes pequenas, da era passada" pensam desse modo, todos somos iguais independente do que somos e se todos se concientizassem disso o mundo não estaria como está hoje.

    Juliana A.

    ResponderExcluir
  14. para combater a discriminação no ambiente escolar devemos mudar nossas próprias atitudes, nossos modos de pensar em relação as outras pessoas e o modo de orientar os alunos em relação ao preconceito

    Thiago do Reis 2ºc

    ResponderExcluir
  15. O nosso comportamento é socialmente construído, sendo os pais, normalmente os primeiros e mais importantes de nossa socialização; também as instituições religiosas, educacionais e os amigos exercem influência em nossa vida social. A escola sendo um estabelecimento público onde o ensino é coletivo entre alunos, professores e pessoas de uma escola poderia então criar uma discussão sobre o combate a discriminação entre pais de alunos, os próprios alunos e principalmente os professores para tratar do tema sem estabelecer diferenças, sem criticar e excluir as categorias sociais, raciais e etc.

    ResponderExcluir
  16. bom,acho que um assunto que aborda esse tema e o homossexualismo, muitos alunos tem preconceito com alunos gay,achu que nas escolas deveriam haver palestras para educar e fazer com que as pessoas reflitam

    Rodrigo santos do amaral
    turma 2°D

    ResponderExcluir
  17. a escola poderia criar algo para que os alunos possam respeitar mais o proximo como pessoa, não pela opção sexual !

    thiago saulo 2°D

    ResponderExcluir
  18. Um ponto de partida para que exista o respeito à diversidade na escola é aceitarmos que os agentes que interagem na escola têm interesses, visões de mundo e culturas diferentes e nenhum de nós tem única verdade, da inteligência e da beleza.Então a primeira coisa que todos devem ter no ambiente de escola é consciência de que ninguém se iguala a niguém,que somos diferentes uns dos outros,portanto a primeira alternativa que eu diria para que a escola fosse um meio de combate a discriminação é que projetos fossem propostos para os seguintes objetivos como consciêntizar cada um aluno a respeitas as diferenças dos próximos que a própria escola adguira estrutura adeguada para cada caso especifico como para cadeirantes, deficientes visuais,pois sabe-se que a própria escola não possui estrutura adeguada para determinada tipos de diferenças, pois para que haja o combate é preciso que comece primeiro proporcionando um ambiente consideralmente bom para que não exista mais exclusão pois muitas vezes o fato de não exisrte um ambiente escolar de acordo com cada caso gera um certo constragimento para quem esta passando dira para que esta vendo de fora, mesmo mediante a tudo isso ainda é possivel que os diferentes tipos de pessoas se sintam bem,pelo tratamento que é dado para ambas apesar de todas as dificuldades sabemos que a educação é a base de tudo, o carinho, e principalmente o respeito ao proximo, ou melhor respeito as diferenças os costumes, a raça, a religião

    ResponderExcluir
  19. A discriminação é um fato verídico onde podemos observar constantes variações de comportamentos. para acabar com tal violência temos de dialogar entre si, fazer palestras educativas etc.
    Tal comportamento tem de ser combatido logo, pois não sabemos onde começa e onde termina.
    Ana Beatriz 2º

    ResponderExcluir
  20. eu acho que a escola deve dar uma palestra sobre a discriminação ,esplicando como a pessoa se sente quando é discriminada ,para poder ensinar aos alunos que a discriminação é um ato arrogante.marcio douglas

    ResponderExcluir