Surgiu na segunda metade do século XX, voltado para a educação, sobretudo na perspectiva de projetos pedagógicos.
O termo é bastante complexo, polissêmico, empregado para designar a composição de uma sociedade por inúmeras culturas, levantando a existência da pluridade cultural, tais como saberes, raças, gênero, religiões... Por outro lado também é empregado para designar políticas, sejam através de ações públicas, sejam pela sociedade civil no sentido de garantir os direitos dos cidadãos.
Na Sociologia podemos utilizar o conceito para analisar a realidade social. No conteúdo programático do 2º ano do Ensino Médio focamos nossa análise no Multiculturalismo crítico (são vários os tipos defendidos por Stuart Hall), discutindo a formação das identidades - cuja essência não é vista como acabada -, das diferenças, desafiando os preconceitos, analisando a construção de discursos no processo histórico sempre no combate à visão etnocêntrica, aos estereótipos, à intolerância.
Nossa proposta pedagógica é de exercitar uma cidadania crítica e democrática.
Nenhum comentário:
Postar um comentário