sábado, fevereiro 20, 2010

CPI da Pedofilia: relatório será entregue no dia 25

Em cinco anos de investigação a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pedofilia da Assembleia Legislativa do Pará (AL) chega à fase final com 118 mil casos de abuso contra crianças e adolescentes denunciados em todo o Estado do Pará. O relatório final com todos os casos foi finalizado e será entregue no próximo dia 25, em uma sessão especial na AL, que irá contar com a presença do senador e presidente nacional da CPI da Pedofilia, Magno Malta e outras autoridades que atuam no combate ao crime.

O documento também vai abordar a prevenção de crimes, assim como a estruturação e o funcionamento de órgãos públicos na proteção de crianças e adolescentes. O texto será remetido ao Ministério Público, à governadora Ana Júlia Carepa (PT) e ao Tribunal de Justiça. “No início, não achávamos que esse relatório fosse passar de 60 páginas. Hoje, temos mais de 300. As denúncias não param de crescer e isso é assustador”, afirmou o deputado e relator da CPI, Arnaldo Jordy.

PARENTES

Outro motivo que causou espanto na comissão é que a maioria dos casos investigados entre os anos de 2005 e 2009, aconteceu dentro de um ambiente familiar. “Em 80% dos casos verificamos a participação de parentes, sobrinhos, pais e filhos. Ou seja, o crime acontece dentro da casa do menor e nessa situação, fica muito mais difícil de identificar”, ressaltou o deputado.

No mês passado, pelo valor de R$ 10, vídeos envolvendo crianças com idade entre 4 e 6 anos de idade, sendo abusadas sexualmente por pedófilos, eram comercializados em pleno centro comercial de Belém. Depois de quase trinta dias de investigação, a CPI “estourou” duas redes que comercializavam esse tipo de produto na cidade. “O problema é que não temos que prender apenas aquele que vende e sim aquele que está por trás, que produz o material”, finalizou Jordy.

Fonte: www.diariodopara.com.br
Edição vitual de 20 de fevereiro de 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário