quinta-feira, agosto 20, 2009

Feira de Orientação Profissional do Ensino Médio e Tecnológico

Preparativos para a Feira Vocacional estão a todo vapor

Mais uma vez, a Universidade Federal do Pará vai participar da Feira de Orientação Profissional do Ensino Médio e Tecnológico, promovida pela Secretaria de Estado da Educação (SEDUC). Este ano, a Feira ocorrerá nos dias 28 e 29 de agosto, no Hangar – Centro de Convenções da Amazônia. A UFPA terá 15 estandes e estará representada por 26 dos seus 131 cursos de graduação, além do Centro de Processos Seletivos (CEPS) e da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROEG), que estão cuidando, a todo vapor, dos preparativos para o evento.

Os visitantes da Feira encontrarão, na ala de estandes da UFPA, informações sobre cursos de todas as áreas do conhecimento: Filosofia e Ciências Humanas, Ciências Exatas e da Terra, Letras e Artes e Ciências da Vida. “Essa é uma oportunidade de apresentarmos ao público os cursos que oferecemos e as características específicas de cada um deles. A noção prática do curso favorece ao aluno de pré-vestibular uma opção consciente com relação ao seu futuro profissional, evitando desistências e o problema das vagas ociosas na Universidade”, explica a diretora de Ensino da PROEG, Lúcia Harada.

A programação da Feira contará, ainda, com palestras e mesas-redondas. A diretora do CEPS, Marilúcia Oliveira, com representantes de outras universidades e do Ministério da Educação (MEC), participará de uma mesa sobre os desafios e as perspectivas do novo sistema de vestibular com a utilização do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), na tarde do dia 28. Outra palestra a ser apresentada na Feira terá como tema “Ensino Médio Inovador” e será proferida pelo professor Ronaldo Lima, do Instituto de Educação (ICED/UFPA), no dia 29.

NOVIDADES - Uma novidade na Feira deste ano será a apresentação do curso de Licenciatura Integrada de Educação em Ciências, Matemática e Linguagens, que foi recém-criado na UFPA pelo seu antigo Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento da Educação Matemática e Científica (NPADC), hoje, Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI). A graduação será ofertada, pela primeira vez, no Processo Seletivo de 2010, com 40 vagas. “É mais uma opção de formação profissional na área de docência que possibilita a atuação do professor em todos os níveis de linguagem, de 1ª a 5ª séries do ensino fundamental”, explica a professora do curso, Fátima Vilhena.

Outro curso novo, que também estará representado na Feira, é o de Engenharia de Pesca, do Campus de Bragança. Ao todo, a UFPA vai apresentar nove cursos de Engenharia, incluindo, o de Arquitetura, os quais ocuparão um total de cinco estandes. “A Engenharia é a base para o desenvolvimento nacional. Atualmente, estima-se que, no Brasil, são necessários mais de 12 mil engenheiros para atender as demandas do mercado”, afirma o diretor adjunto do Instituto Tecnológico (ITEC/UFPA), José Perilo. Em 2008, o espaço do curso de Engenharia Mecânica da UFPA foi um dos mais visitados e ganhou o prêmio de melhor estande da Feira Vocacional.

Horário: das 8h às 20h
Entrada Franca


Texto: Jéssica Souza – ASCOM/UFPA
in http://www.ufpa.br

Um comentário:

  1. muito tri este seu blog, quando de da uma olhada no meu ta, quando vc tive um tempinho t ok!
    se quize ne http://henrique199.blogspot.com

    ResponderExcluir