segunda-feira, setembro 14, 2009

Questões dos Processos Seletivos Seriados da UFPA

Sociologia / 2007:

46. A concepção segundo a qual “Todo governo tem poderes limitados e somente existe pelo consentimento dos governados” é própria da teoria política
(A) Absolutista.
(B) Comunista.
(C) Socialista.
(D) Liberal.
(E) Anarquista.

47
. No Brasil, as escolhas periódicas de Prefeitos, Vereadores, Governadores, Deputados Estaduais, Deputados Federais, Senadores e do Presidente do País caracterizam processos políticos decisórios predominantes em uma
(A) Democracia direta.
(B) Democracia de referendo.
(C) Democracia eleitoral.
(D) Democracia de manifestação.
(E) Democracia social.

48
. Negros e negras, indígenas e vários grupos étnicos, gays e lésbicas, prostitutas e prostitutos, idosos e idosas, portadores (as) de necessidades especiais, movimentos ambientalistas e antiglobalização apresentaram-se no cenário político local, nacional e internacional para reivindicar a criação ou a efetivação de seus direitos, e para propor ou interferir na adoção de políticas públicas específicas para eles por parte do Estado. Os cientistas políticos, sociólogos e antropólogos estudam a ação política destes atores na perspectiva do(s)
(A) Movimentos Operários.
(B) Terrorismo.
(C) Sindicalismo.
(D) Cooperativismo.
(E) Novos Movimentos Sociais.

49
. Tendo em vista as análises de Karl Marx e Friedrich Engels sobre o conceito de ideologia, é possível afirmar:
(A) O conjunto de idéias da classe dominante é, em todas as épocas, o dominante. E quando uma nova classe passa a dominar, ela apresenta o seu interesse como o interesse de todos os membros da sociedade.
(B) Um dos aparelhos ideológicos que reproduzem valores etnocêntricos das classes sociais dominadas é a educação. E quando a educação formal visa à educação política, há possibilidades de desenvolvimento que não se restrinja ao crescimento econômico.
(C) A ideologia é determinante do modo de ser, pensar e agir de uma sociedade e possibilita a extinção das particularidades culturais por meio da relativização e da coligação, entre si, dos membros da classe política para se constituírem em grupo homogêneo e solidário.
(D) A ideologia é uma noção universalmente desejada, pois propõe a neutralidade nas análises do processo de acumulação capitalista em escala global, e é um meio de escolher democraticamente as pessoas encarregadas de tomar decisões.
(E) Das legitimações básicas do domínio, a liderança para o bem-estar para todos é aquela em que há autoridade pelo dom da graça. Essa liderança consiste na idéia de que a menor intervenção do poder público permite que as forças do livre mercado proporcionem o desenvolvimento e a intensificação das contradições sociais.

50
. Os estudos a respeito da participação política das mulheres caracterizam-se pela idéia recorrente de que elas enfrentam desafios na conquista de espaços de participação. A alternativa em que se apresenta uma explicação para essa situação das mulheres é:
(A) O conhecimento tradicional que as mulheres possuem sobre biodiversidade impede a preservação das espécies, principalmente em países cuja economia depende de recursos biológicos. E, devido à idéia arraigada de que não lhes cabe participar da vida pública, e de que seus papéis sociais a restringem ao espaço doméstico, inviabiliza-se emprego e renda para as mulheres.
(B) Durante as décadas de 1960 e 1970, os países com regimes políticos autoritários da América Latina impediram avanços qualitativos na participação políticas das mulheres valendo-se do condicionamento cultural de submissão feminina. Essa situação se reverteu, nos dias atuais, com o estabelecimento do sistema de cotas nas universidades públicas.
(C) A situação imposta às mulheres é marcada por inúmeras dificuldades de inserção na esfera pública, cujas razões se remetem às desigualdades sociais de gênero, presentes em diferentes contextos sócio-culturais.
(D) A inserção progressiva da mão-de-obra feminina no sistema capitalista pode ser evidenciada com o atual processo de globalização da lógica do mercado, no qual há o predomínio de forças econômicas e a exclusão completa das mulheres no poder político estatal.
(E) Apesar do avanço do movimento feminista na segunda metade do século XX, as mulheres das sociedades ocidentais continuam desvalorizadas, na medida em que a relação bipolar homem-mulher contribui para a superação do status dominante do masculino sobre o sexo feminino.

Fonte: http://www.ceps.ufpa.br/daves/pss2007

4 comentários:

  1. Obrigada pela visita, Edilayne.

    Minha intenção era de comentar as questões, mas... cadê tempo? Então, vou postar os gabaritos.

    ResponderExcluir
  2. .- Mais afinal, onde esta o gabarito ?

    Obrigado!!!

    ResponderExcluir
  3. Olá, Wal, o gabarito foi postado no dia 20 de setembro 2009. Título da postagem: Gabarito PSS 2007.

    Obrigada pelo acesso.

    ResponderExcluir