sábado, novembro 07, 2009

Nova geração, nova cultura

No livro Growing up Digital, Don Tapscott caracteriza a cultura da geração Net segundo dez pontos-chave:

1- Forte sentimento de independência e autonomia, que resulta do papel activo que os seus membros desempenham enquanto investigadores de informação e não meros receptores passivos.

2- Maior abertura emocional e intelectual. A geração Net mostra os seus trabalhos a uma ampla audiência, e dada a natureza do meio onde estão expostos, o seu trabalho, a sua vida e as suas 'vidas on-line' estão abertas à critica. Na internet a expressão pessoal é uma prioridade.

3- Um cultura de proximidade. A Net encoraja a passar-se de uma orientação local ou nacional, para global. Contudo, os membros desta geração não excluem as comunidades físicas.

4- Para esta geração, o acesso à informação e a expressão de opinião são direitos fundamentais. A geração Net insiste na tolerância pela diversidade, o que beneficia a sua afirmação individual.

5- Inovação. Os membros desta geração estão constantemente à procura de formas para fazer melhorar e aperfeiçoar as coisas, ultrapassando por vezes o vanguardismo de alguns produtores de software.

6- Afirmação da maturidade. A geração Net quer ser reconhecida como mais madura. O uso dos media digitais permite a esta geração falar para os adultos de igual para igual. "Quando estou a utilizar o computador, ninguém sabe se sou ou não adulta. A partir da primeira impressão, já posso dizer-lhes que tenho 14 anos. Assim sou muito mais respeitada", afirma Eric Mandela, uma das adolescentes consultada por Tapscott.

7- Espírito de investigação. A cultura da geração Net caracteriza-se por um forte espírito de curiosidade, de investigação e de poder para alterar as coisas. Para eles, não é suficiente ser capaz de utilizar os links, eles querem ser capazes de os criar.

8- Imediatismo. A interactividade e a rapidez da Net alterou o processo de comunicação, o mundo da geração Net é um mundo em tempo real.

9- Uma extrema sensibilidade, sobretudo às estratégias empresariais. "A promoção exagerada é pura e simplesmente odiada. O envio de mensagens não solicitadas é particularmente odiado. Qualquer tentativa de vender coisas no meio dos grupos de discussão é cortada pela raiz. Eles só darão atenção ao que se quiser fazer passar se isso lhes der algum valor acrescentado", afirma Howard Rheingold, autor que desenvolveu o conceito de 'comunidade virtual'.

10- Autenticação leva à confiança. Por causa do anonimato, acessibilidade, diversidade dos conteúdos disponíveis na Internet, as crianças devem continuamente questionar e autenticar aquilo que ouvem e que vêem.

Fonte: Blog da Marise von: Sociologia é o limite!


Meu comentário: Os pontos negativos aqui são omitidos e sabemos que são vários. Convido você a fazer leitura do comentário do visitante Carlos Pires. Obrigada!

Um comentário:

  1. Não li o livro. Mas é manifesto que Don Tapscott não é rigoroso nas suas ideias nem imparcial - ele elogia a coisa que o faz ganhar dinheiro.
    O ponto 1 e 7 por exemplo: muitos utilizadores (alunos, por exemplo) da Internet limitam-se a fazer "copy & paste", limitam-se a repetir dados e informações que não entendem nem sabe justificar - e que não constituem por isso conhecimento.
    Don Tapscott há tempos esteve em Portugal, espreitou 1 ou 2 salas de aula e depois nos EUA elogiou a política educativa do governo português e considerou-a um exemplo que B. Obama devia seguir. Ora, a política educativa do governo português tem sido muito criticada em Portugal por pessoas de ideias e interesses diferentes: trata-se de uma aposta acrítica, e sem critério pedagógico nem planeamento, nas novas tecnologias - quadros interactivos (mas não formação aos professores para estes os saberem utilizar), Internet em quase todas as salas e distribuição de uns computadores portáteis com design infantil às crianças do 1º Ciclo - que precisavam antes de aprender a tabuada e de treinar a aritmética. Enfim...
    Qualquer coisas que envolva computadores, Internet e novas tecnologias o Tapscott elogia.
    Eu diria que o discurso dele é ideológico e propagandístico e não científico.
    cumprimentos

    ResponderExcluir