domingo, março 31, 2013

Os ritos e simbolismos da Semana Santa

Nada de carne vermelha e muito chocolate. Embora esses hábitos sejam considerados característicos da Semana Santa e da Páscoa, as celebrações ligadas ao feriado envolvem tradições e representações milenares relacionadas, principalmente, à religião cristã, a qual tem na paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo seu principal dogma. O pesquisador da Universidade Federal do Pará (UFPA), Heraldo Maués, explica as especificidades do cristianismo que tornam a Semana Santa diferente de outros feriados católicos.

Para o antropólogo, apesar de existir há mais de dois mil anos, o cristianismo e suas tradições ainda permanecem na cultura brasileira. "A Semana Santa faz parte da tradição brasileira a partir de uma forte influência do catolicismo em nossa sociedade, que, embora tenha declinado nos últimos anos, ainda se mantém hegemônico. Até o ponto que posso perceber, ela constitui uma espécie de preâmbulo para a Páscoa, esta, sim, a mais importante celebração católica", afirma. 

Desde o silêncio das Três Horas da Agonia até a malhação de Judas, algumas práticas populares mantêm-se vivas nas celebrações cristãs da Semana Santa, inclusive, no Pará. Na opinião de Heraldo Maués, tradições como as encenações da Paixão de Cristo e as procissões tradicionais são bastante características da região, apesar de não serem exclusivamente amazônicas.

Continue lendo

Nenhum comentário:

Postar um comentário