sexta-feira, março 08, 2013

Tempo, trabalho e afazeres domésticos:

um estudo com base nos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios de 2001 e 2005

Este estudo mostrou alguns aspectos da desigualdade de gênero intrínsecas no âmbito da família no que se refere à realização do trabalho doméstico. Na sociedade, os afazeres domésticos ainda se constituem uma tarefa das mulheres, embora se tenha observado um pequeno aumento da participação masculina nessas atividades, principalmente entre os mais velhos. A falta de um detalhamento sobre que tarefas e por quem são realizadas ainda dificulta a compreensão sobre essa divisão de ‘papéis’ e atividades entre homens e mulheres no âmbito doméstico. A relação dos afazeres domésticos com as variáveis sócio-demográficas de sexo, idade, cor, escolaridade, condição na família, tipos de famílias e rendimento revelaram aspectos ainda pouco explorados na PNAD, no que se refere à distribuição do tempo das pessoas entre trabalho remunerado e não remunerado.
 
A crescente participação das mulheres no mercado de trabalho não as isentou nem reduziu a jornada delas com os afazeres domésticos. Pelo contrário, nas faixas etárias onde a inserção das mulheres no mercado de trabalho é maior e que coincide com a presença de filhos menores, a intensidade do trabalho doméstico ainda é mais elevada. Apesar da jornada das mulheres no mercado de trabalho ser menor, se for considerado o trabalho da mulher com a casa e a família, a carga de trabalho semanal total delas supera a dos homens em quase 5 horas. Vale ressaltar a condição de desvantagem das mulheres não somente em horas de trabalho, sobretudo pela falta de reconhecimento social de seu trabalho no âmbito da família, bem como a dificuldade de conciliar suas atividades no mercado de trabalho e na família. A baixa oferta de aparato social como creches, por exemplo, dificulta ainda mais a participação das mulheres no mercado de trabalho.
 
Não se observou um compartilhamento das atividades domésticas das mulheres com os cônjuges, pelo contrário, fatores reforçam essa desigualdade de gênero, como a baixa participação dos meninos no trabalho doméstico, ou seja, desde cedo se constrói a idéia de que o trabalho doméstico é uma tarefa para as mulheres.

Fonte: IBGE
Ano 2007

Nenhum comentário:

Postar um comentário