segunda-feira, novembro 09, 2009

Turma 206 - Deodoro de Mendonça

Tarefa para a 3ª avaliação:

Com base nos seus conhecimentos sobre Multiculturalismo, especificamente o crítico, comente sobre alternativas possíveis para tornar o ambiente escolar como um meio de combate à discriminação.

Data-limite: 24 de novembro de 2009.

4 comentários:

  1. Luani Pantoja Souza
    Existe uma mistura de crenças, valores, atitudes e comportamentos que nos são repassados desde pequenos, no mundo todo predomina uma grande diversidade de culturas o que acaba gerando discriminação e uma certa competitividade que pode ser expressa de diversas maneiras e algumas muito violentas, embora leis sejam criadas para proibir a discriminação, ela persiste e explode violentamente contra os mais fracos, penso que deveríamos desde pequenos ser educados para não ter preconceitos, começando pela família e indo para a escola, de que maneira a escola pode estar atuando no combate a discriminação? incluindo certos assuntos no currículo escolar, acrescentando temas na formação de professores, ampliando debates, seminários, palestras (com diretores e funcionários da escola e também com os pais para que estes possam se ajudar e ajudar seus filhos), a escola pode preparar cursos, palestras, oficinas que capacitemos os profissionais, para tratar do assunto com seriedade, preservando e respeitando as diferenças culturais, históricas e individuais de cada pessoa, em sala de aula procurar integrar os alunos, para que se aproximem daqueles com alguma dificuldade em vez de separá-los, fazer os alunos perceberem que se estivessem no lugar do outro como se sentiriam e como gostariam de ser tratados, promover gincanas, jogos de integração, é preciso perceber o outro independente de qualquer coisa como um ser humano que merece e precisa de respeito.

    ResponderExcluir
  2. A escola e um excelente lugar para combater a discriminação, e um lugar tem frequencia de vários tipos de pessoas... mas a alterativa que eu indico para combater a discriminação e fazendo trabalhos conjuntos, com vários tipos de relaçoes, diferentes tipos de pessoas,talvez assim as pessoas aprendem aceitar as diferenças de cada um, convivendo e tomando conhecimento da maneira de pensar de cada ser humano.

    ALUNO: carlos renan vilhena TURMA: 206 Nº:05

    ResponderExcluir
  3. [michelly]o multiculturalismo nos ensinam,enfim que é necessario que seja admitida a diferença na relaçao com o outro.isto quer dizer tolerar e conviver com aquele que nao é como eu sou e nao vive como eu vivo, e o seu modo de ser nao pode significar que o outro leva, ter menos oportunidades,menos atençao e recursos.

    ResponderExcluir
  4. Cada um tem, seu comportamento, seu jeito de ser,uma religião diferente,o modo de si vestir,sua raça é diferente, gostam de coisas diferentes etc...Então cada um tem seu jeito. Para que no ambiente escolar não haja esses preconceitos essa discriminação todos tem que ter na consciência de que cada um tem seu modo, e seu jeito.Ou então palestras para que a sociedade escolar aprenda,e que não devemos questionar as origens das diferenças e que não devemos criticar os outros.

    ResponderExcluir