sexta-feira, julho 31, 2009

Henry Ford - o pai do Fordismo

Nascido em 30 de julho de 1863 no Estado do Michigan, foi um dos maiores nomes da indústria mundial. Segundo Maia (2003), "mais do que um nome, muito mais do que a representação de algo que possa ser visto ou tocado, Henry Ford é hoje uma sigla; uma espécie de ideograma ocidental, cheio de significância e profundidade".

O pensamento inovador, transcendente ao seu tempo pode ser comprovado através da sua visão:

“Há centenas de anos que o homem ouve falar em falta de oportunidades e urgente necessidade de repartir as coisas existentes. Mas cada um desses anos se abotoou e desabrochou de idéias novas, criadoras de nova série de oportunidades, de modo que já hoje possuímos um grande acervo de idéias comprovadas, capazes, se postas em prática, de arrancar o mundo ao atoleiro em que jaz e banir dele a pobreza, proporcionando trabalho a quantos queiram trabalhar. Mas idéias velhas e gastas impedem esta solução das idéias novas. O mundo algema-se, venda os olhos e admira-se de que não possa correr” (Ford, 1927, p. 07).

Fonte: SZEZERBICKI, Arquimedes da Silva. PILATTI, Luiz Alberto. KOVALESKI, João Luiz. Henry Ford: A visão inovadora de um homem do início do século XX.
publ. UEPG, Ponta Grossa, 2004.

Nenhum comentário:

Postar um comentário