quarta-feira, julho 29, 2009

Resultado da enquete

A obrigatoriedade de pontuação mínima no Enem para o ingresso às Licenciaturas atrairá jovens talentosos para o Magistério?

SIM

12 (70%)

NÃO

5 (29%)

O resultado reflete a idéia do MEC. Transcrevo as palavras do Ministro da Educação quanto ao acesso aos cursos de licenciatura:

"Fizemos um mapeamento do que funciona no sistema de valorização do professor no mundo para tentar atrair jovens talentosos para a carreira do magistério. Concluímos que teríamos de criar dois filtros, o primeiro no ingresso à própria licenciatura. A ideia é que o ingressante tenha uma pontuação mínima no Enem"
, explicou o ministro Fernando Haddad.

Meu comentário: Se houver mudança na LDB da Educação contemplando a idéia do MEC, acho que vai esvaziar mais os cursos de licenciatura, pois as pesquisas mostram que os candidatos às licenciaturas, na sua maioria, são egressos das escolas públicas, pertencentes às classes mais pobres da sociedade brasileira. Portanto, melhorias ao ensino público, valorização do professor para não contrariar o objetivo das políticas públicas implementadas: a democratização do ensino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário