sexta-feira, julho 10, 2009

Prova Brasil

Guia vai orientar docentes e gestores sobre as habilidades cobradas no Saeb/Prova Brasil

A partir de hoje, (08), estão disponíveis para download os guias de Orientações para o Professor - Saeb/Prova Brasil - 4ª série / 5º ano do Ensino Fundamental. Divididos em dois volumes, um dedicado a Língua Portuguesa e outro a Matemática, os materiais foram elaborados para orientar professores e gestores sobre as habilidades cobradas no Saeb/Prova Brasil. A iniciativa foi articulada pelo movimento Todos Pela Educação em parceria com Fundação Victor Civita, Itaú BBA, Inep - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, Secretaria de Educação Básica do MEC, com apoio da Abaquar Consultores e Editores Associados.

Os guias Orientações para o Professor - Saeb/Prova Brasil trazem de forma didática as habilidades e competências que são esperadas dos alunos da 4ª série / 5º ano do Ensino Fundamental em Língua Portuguesa e Matemática. O material conta com exemplos das questões que compõem as provas e sugestões do que fazer em sala de aula para possibilitar o aprimoramento do aprendizado dos estudantes. Além disso, há explicações de como são organizados os níveis da escala do Saeb/Prova Brasil, na qual é apresentado o desempenho dos alunos.

O presidente executivo do movimento Todos Pela Educação, Mozart Neves Ramos, acredita que os guias são instrumentos preciosos para professores e gestores. "Esses relatórios devem ser vistos como materiais de trabalho, pois ajudam a compreender melhor a avaliação e a direcionar as atividades em sala de aula. Os guias devem impactar positivamente a qualidade do aprendizado dos alunos e, consequentemente, os resultados do Saeb/Prova Brasil", afirma.

Segundo estimativa do Inep, entre os dias 19 e 30 de outubro mais de 5 milhões de alunos da 4ª série/5º ano e 8ª série/9º ano do Ensino Fundamental serão avaliados pela Prova Brasil. Os resultados da prova compõem o cálculo do Ideb - Índice de Desenvolvimento da Educação Básica das escolas, dos municípios, dos estados e do País. Além disso, é a partir do desempenho dos estudantes nessa avaliação que o movimento Todos Pela Educação acompanha o cumprimento de sua Meta 3 - todo aluno com aprendizado adequado à sua série.

De acordo com o Inep, para ajudar os professores a preparar seus alunos para a avaliação, cerca de 70 mil escolas devem receber em agosto uma edição especial da revista Nova Escola sobre o Saeb/Prova Brasil. A revista trará um CD com os guias de Orientações para o Professor - Saeb/Prova Brasil - 4ª série / 5º ano do Ensino Fundamental de Língua Portuguesa e Matemática. A previsão é que as publicações impressas serão enviadas a todas as escolas em 2010, no início do ano letivo.

Fonte: Todos pela Educação
in www.seduc.pa.gov.br

Meu comentário: Que descoberta! Façam o mesmo com relação às provas do PISA, do novo ENEM, das maratonas... e conseguiremos melhores resultados, com certeza! Aproveitemos, todos que trabalhamos com Educação para uma grande reorganização curricular, fazendo PPPs com tais objetivos. Nós, professores, sabemos que a forma sugerida seria mais proveitosa, o problema é o poder do currículo. Os discentes já estão reclamando de conteúdos do ENEM que não fazem parte da nossa grade curricular (Cartografia, por exemplo).

Nenhum comentário:

Postar um comentário